Flamengo vence Assis e Marcelinho faz história na NBB
25/01/2010 13:43Cestinha do jogo, Marcelinho fez 45 pontos no jogo em que bateu o recorde de pontos na NBB
Quando Flamengo e Assis foram para o intervalo na Arena da Barra, neste domingo, Marcelinho já tinha 32 pontos. Parecia claro que algo especial estava por vir. E veio. O ala rubro-negro terminou a partida com 45, batendo o recorde de pontos em uma partida do Novo Basquete Brasil. A pontaria certeira ainda fez o time carioca atropelar o rival paulista por 104 a 74.
A marca anterior era do também ala Dedé, do Paulistano, que tinha feito 42 pontos contra o Araraquara, em março de 2009, ainda na primeira edição do torneio. Em dezembro, Dedé tinha desafiado Marcelinho a quebrar a marca. Dito e feito. Enquanto o Rubro-Negro batia o Assis no Rio, Dedé perdia a final do Campeonato Estadual em SP para o São José. Como reconhecimento, foi eleito para a seleção do torneio.
Mas show quem deu mesmo no domingo foi o ala do Fla, que fez uma partida muito próxima da perfeição no que diz respeito à pontaria. Nos chutes de dois, acertou todos os nove que tentou. Da linha de três, teve aproveitamento de 53% (8/15). Como se não bastasse, Marcelinho ainda pegou seis rebotes e roubou cinco bolas.
- Fico feliz de ter ajudado o Flamengo a vencer. O recorde de pontos, a marca dos 3.500 pontos, isso é legal, são números expressivos, mas o mais importante foi a vitória. Aos poucos vou voltar ao meu melhor ritmo de jogo, estou recuperado da lesão, e o time está vivendo ótimo momento no torneio. Quando fez 42 pontos, o Dedé me provocou dizendo que queria ver se eu batia a marca dele. Agora eu vou provocá-lo - brincou Marcelinho ao fim da partida.
O segundo melhor jogador do Flamengo em quadra também fazia parte da família. Duda Machado anotou 11 pontos e distribuiu nove assistências. Jefferson e Alírio fizeram nove pontos cada. Por Assis, o cestinha foi Parker, com 21, seguido pelos 13 de Thomas.
Marcelinho pegou embalo no primeiro tempo e saiu para o vestiário já com 32 pontos e cinco roubadas. Àquela altura, o Fla vencia por 59 a 43. Na volta para o terceiro período, o veterano teve um apagão ofensivo e não pontuou durante sete minutos. Mas veio o último quarto, e a boa pontaria retornou. Com uma boa sequência de pontos no fim do jogo, o ala superou a marca de Dedé e se tornou o maior cestinha em uma partida do NBB.
Pinheiros vence com show de Shamell; Minas bate Joinville fora de casa
O americano Shamell brilhou na vitória do Pinheiros sobre Franca, por 98 a 95. O ala anotou 36 pontos, seis assistências e seis rebotes, além de 100% de aproveitamento em 12 lances livres cobrados.
- Precisávamos ganhar esse jogo. Franca é um time muito bom. Para jogar contra Franca você tem que estar preparado e atento até o último segundo. Nos últimos dois minutos tínhamos 10 pontos de vantagem, eles começaram a acertar bolas de três pontos e diminuíram a diferença. Mas conseguimos manter o mesmo estilo de jogo e vencer. Meus filhos estavam aqui e quero sempre jogar bem para eles, me motiva muito a presença deles no ginásio - afirmou Shamell, que pretende se naturalizar brasileiro e aguarda uma chance com o novo técnico, o argentino Rubén Magnano.
Ainda pelo Pinheiros, Olivinha colaborou com 27 pontos e sete rebotes. Foi a sexta vitória do time da capital paulista em 10 jogos no NBB. Franca sofreu a terceira derrota na competição em nove partidas.
No terceiro jogo de domingo, o Minas foi a Joinville e arrancou uma vitória importante por 84 a 67. O armador argentino Facundo Sucatzky anotou 12 pontos e 10 assistência para o Minas, enquanto o pivô Murilo fez 12 pontos e pegou 10 rebotes.
———
Voltar