Disputa pelas últimas seis vagas da Libertadores começam hoje.
26/01/2010 10:47Conheça os times que disputam as vagas.
Duas partidas abrem nesta terça-feira a Taça Libertadores de 2010, no mata-mata que decide os últimos seis times que disputarão a fase de grupos. Na Argentina, o Colón recebe os chilenos da Universidad Católica, em confronto que determina um adversário do Flamengo. E, na Venezuela, o Deportivo Táchira enfrenta o Libertad, do Paraguai. Representante brasileiro da fase prévia, o Cruzeiro entra em campo nesta quarta-feira para enfrentar o Real Potosí e a altitude de quase 4 mil metros da cidade boliviana. Outros dois confrontos determinarão os adversários de Corinthians e Internacional. O São Paulo já sabe quais são seus três rivais. Conheça a seguir os 12 times que brigam pelas últimas seis vagas na fase de grupos (as partidas estão no horário de Brasília).
O Cruzeiro superou a decepção pela derrota na final da Libertadores de 2009 e conseguiu uma arrancada no Brasileiro, suficiente para lhe garantir uma nova chance no torneio continental. Terá pela frente um adversário que disputa sua quarta edição consecutiva (a quinta no total). Nas últimas três, a fórmula foi a mesma: um time fraco tecnicamente apoiando-se na altitude de quase 4 mil metros da cidade boliviana. Em 2008, uma goleada por 5 a 1 para o Real Potosí fez com que o Cruzeiro cruzasse com o Boca Juniors logo nas oitavas - e fosse eliminado. No ano passado, o Real Potosí também encarou um brasileiro na Pré-Libertadores, perdendo os dois jogos para o Palmeiras (5 a 1 e 2 a 0) e mantendo o tabu para os clubes bolivianos, que nunca conseguiram superar essa fase. O vencedor do confronto entrará no Grupo 7, que tem Vélez Sarsfield (ARG), Colo Colo (CHI) e Deportivo Italia (VEN). Como se classificaram: o Real Potosí venceu um torneio classificatório para a competição, e o Cruzeiro ficou com a quarta colocação do Campeonato Brasileiro. Jogos: Ida: no dia 27/01 (quarta-feira), às 21h50m, no Víctor Agustín Ugarte (Potosí) Volta: no dia 03/02 (quarta-feira), às 21h50m, no Mineirão (Belo Horizonte)
Um dos adversários do Flamengo sai de um duelo equilibrado, que reúne times que fizeram boas campanhas em seus países ao longo do ano, mas não o bastante para levantar algum troféu. O Colón ficou em quarto lugar no Clausura e em terceiro no Apertura, com o mesmo número de pontos em ambos (34). O Universidad Católica caiu na semifinal do Apertura, numa disputa por pênaltis com o Unión Española, e perdeu a decisão do Clausura para o Colo Colo. Os argentinos mantiveram a base de 2009. Perderam o zagueiro Salustiano Candia para o River Plate e contrataram o volante Moreno y Fabianesi, que atuou no Colón entre 2003 e 2005 e estava no grego Skoda Xanthi. O principal reforço do Universidad Católica foi o zagueiro Ismael Fuentes, que chegou por empréstimo do Atlas-MEX. O vencedor do confronto entrará no Grupo 8, que tem Flamengo, Universidad de Chile e Caracas (VEN). Como se classificaram: o Colón foi o time com a segunda maior soma de pontos na temporada (excetuando-se os campeões Banfield e Vélez Sarsfield), e o Universidad Católica fez a melhor campanha na fase classificatória do Clausura. Ida: no dia 26/01 (terça-feira), às 21h10m, no Estanislao López (Santa Fe-ARG)
Pela primeira vez desde 2002, o Libertad não ganhou pelo menos um dos dois torneios anuais no Paraguai. Ainda assim, teve a maior soma de pontos do ano, superando até mesmo Cerro Porteño (campeão do Apertura) e Nacional (do Clausura). Em sua oitava participação seguida na Libertadores, terá pela frente o atual campeão na Venezuela. O Deportivo Táchira ganhou o Apertura da temporada 2009/2010 e por isso já está na Libertadores de 2011. Os paraguaios não fizeram muitos investimentos para esta temporada. Apostaram na permanência do técnico argentino Javier Torrente e no entrosamento dos meias Víctor Cáceres e Sergio Aquino, ambos no clube desde 2006. O vencedor do confronto entrará no Grupo 6, que tem Lanús (ARG), Blooming (BOL) e Universitario (PER). Como se classificaram: Deportivo Táchira e Libertad tiveram a maior pontuação do ano em seus países (excetuando-se os campeões Deportivo Italia e Caracas, na Venezuela, e Cerro Porteño e Nacional, no Paraguai). Jogos: Ida: no dia 26/01 (terça-feira), às 23h30m, no Pueblo Nuevo (San Cristóbal-VEN)
O Internacional - e os demais brasileiros nesta edição - já tem o que agradecer ao Emelec. Foi o clube que tomou a vaga da LDU, que nos últimos anos bateu dois brasileiros em finais continentais: o Fluminense (na Libertadores de 2008 e Sul-Americana de 2009) e o próprio Colorado (na Recopa de 2009). Para seguir em frente e entrar na chave do Inter, no entanto, o Emelec terá uma missão complicada. O time do Newell's Old Boys é praticamente o mesmo que deixou escapar o título do Apertura na última rodada, em dezembro, ao ser derrotado em casa pelo San Lorenzo. O Emelec conquistou recentemente um torneio amistoso ao empatar com o Racing-URU (levando a melhor nos pênaltis) e ganhar do Independiente Medellín, times que também disputarão a Libertadores. O vencedor do confronto entrará no Grupo 5, com Inter, Cerro (URU) e Deportivo Quito (EQU). Como se classificaram: o Newell's foi o time com a terceira maior soma de pontos na temporada (excetuando-se os campeões Banfield e Vélez Sarsfield), e o Emelec bateu a LDU na disputa pelo terceiro lugar do Campeonato Equatoriano. Jogos: Ida: no dia 27/01 (quarta-feira), às 19h30m, no Marcelo Bielsa (Rosário-ARG)
Jogos:
Volta: no dia 09/02 (terça-feira), às 20h20m, no San Carlos de Apoquindo (Santiago-CHI)
Volta: no dia 02/02 (terça-feira), às 21h10m, no Dr. Nicolás Leoz (Assunção-PAR)
Volta: no dia 10/02 (quarta-feira), às 0h10m, no George Capwell (Guayaquil-EQU)